Porque os cachorros sonham?

Published by: 0

Porque os cachorros sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães

Conforme estudiosos, cachorros gastam de 12 a 14 horas, a cada vinte e quatro horas, sonhando. Vez ou outra, os donos de cachorros vão vincular aquela pequena pata dobrada ou um som pequenino que sai enquanto um cão dormita com qualquer coisa que o animal está sonhando. Contudo os cães sonham mesmo ou estas ligeiras distorções são totalmente involuntárias?
A solução para esse questionamento, de acordo com a maior parte dos pesquisadores, é que os cães provavelmente têm sonhos. Estudiosos do Instituto de Tecnologia De Massachusetts, esclarecem que os cachorros detêm uma estrutura de sono bastante parecida aos humanos. Os cães, assim como os seres humanos e outros mamíferos, exercem o sono REM (Rapid Eye Movement), o estágio do sono em que os indivíduos realizam sonhos.
Porque os cachorros sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os seres humanos e os cachorros também têm altos níveis de atividade do cérebro durante essa fase do sono, o que sugere que estes espécimes se encontram sonhando, tal como os seres humanos. Portanto, tanto as pessoas quanto os cachorros também têm uma estrutura do cérebro que suspendem os essenciais músculos corporais com o intuito de proibir esses músculos de atuar fisicamente nos sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cães inclusive terem essa estrutura muscular mostra que ela está lá por uma razão: prevenir que os músculos atuem à medida que os cachorros encontram-se sonhando.

O que os cachorros sonham?

A fisiologia cerebral dos indivíduos e dos cachorros é notavelmente similar ao adormecer, todavia o que isto significa ao significado dos sonhos dos cachorros? Estudiosos conduziram experimentações com roedores sonolentos e os resultados indicam que seus sonhos estão conectados a situações verdadeiras, assim como com os homens. Ainda que um método específico com cães não tenha sido conduzido, outros peritos reconhecem que os sonhos dos cachorros são também fundamentados em práticas diárias, como aquele ursinho de pelúcia que ele gosta ou o gato do vizinho que mia toda hora da janela.
Pesquisas inclusive indicaram que uma das principais coisas que um cão sonha é com o próprio dono.
Lamentavelmente, os seres humanos não devem se comunicar diretamente com seus animais de estimação para equiparar seus sonhos com os deles, portanto não há garantia de que os cães sonhem da mesma forma que os humanos. Os especialistas acreditam que os sonhos dos cachorros são vinculados, especialmente, às suas atividades de todos os dias. Ou seja, provavelmente é semelhante aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que tem lógica ao sonhar, mas que é capaz de não possuir uma sequência narrativa tão clara como se pensou uma vez acordado.

Os sonhos dos cachorros são usuais?

Porque os cachorros sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os reflexos nas pernas, chiados e roncos ao longo do ciclo REM de um cachorro são inteiramente habituais. Os cães também inclinam-se a ter uma quantidade maior de agitação no sono, então é normal ver algo como “dormir correndo”. Ao observar que um cachorro está mexendo excessivamente – ou é capaz de estar tendo contrações no decorrer de seu sono – o dono precisa entrar em contato com o médico-veterinário a fim de garantir que tudo encontra-se bem com o cachorro à medida que ele esteja sonhando.

Posso despertar um cão adormecido enquanto sonha?

Despertar o cão enquanto ele está claramente no decorrer de um período REM não irá prejudicar a saúde do cachorro, mas isto seria capaz de assustá-lo. Se o cão é predisposto a ansiedade ou a agressão, um susto poderá expandir este comportamento. Portanto, é bem melhor deixar o cão em estado de sono continuar dormindo.

Deixe uma resposta